segunda-feira, março 26, 2007

A Filosofia se diz de diversos modos, mas nenhum modo diz o que é a Filosofia. Por ser o conhecimento em exercício, a Filosofia é o exercício do conhecimento em sua inesgotabilidade: o objeto do conhecimento é sempre infinito, enquato o sujeito do conhecimento, finito.
Assim, saber, em um sentido filosófico, é assumir a finitude do conhecedor frente ao objeto inexcedível do conhecimento; de modo que, saber propriamente, é saber que não se sabe, definitivamente, nada; pois, do contrário, uma vez alcançado o conhecimento, nenhuma área do saber seria necessária.
Mário Tavares
A filosofia não é a verdade em si, é a busca pela verdade.A filosofia nunca está "satisfeita", está sempre em busca de novos conhecimentos.Não existe modo certo ou errado da filosofia interpretar nossa suposta realidade, há maneiras diferentes de nos qustionarmos sobre o mundo à nossa volta.A filosofia é um caminho que nunca se preocupa com o fim que não possui.Como somos seres pensantes, devemos nos negar a chegar num ponto final, e essa é exatamente a idéia da filosofia, sempre buscar algo mais, respondendo perguntas com novas perguntas, nos impedindo de chegar a um ponto final.Todos os filósofos concordam que a filosofia é um caminho de perguntas, e não a busca pela resposta, e esse caminho não tem fim.Como seres humanos, não somos capazes de saber tudo com certeza absoluta, mas não podemos deixar de buscar as respostas por conta disso.
Julia, Lorena Chirol e Gabriel.

Um comentário:

Julia,Lorena Chirol e Gabriel disse...

A filosofia não é a verdade em si, é a busca pela verdade.
A filosofia nunca está "satisfeita", está sempre em busca de novos conhecimentos.
Não existe modo certo ou errado da filosofia interpretar nossa suposta realidade, há maneiras diferentes de nos qustionarmos sobre o mundo à nossa volta.
A filosofia é um caminho que nunca se preocupa com o fim que não possui.

Como somos seres pensantes, devemos nos negar a chegar num ponto final, e essa é exatamente a idéia da filosofia, sempre buscar algo mais, respondendo perguntas com novas perguntas, nos impedindo de chegar a um ponto final.

Todos os filósofos concordam que a filosofia é um caminho de perguntas, e não a busca pela resposta, e esse caminho não tem fim.

Como seres humanos, não somos capazes de saber tudo com certeza absoluta, mas não podemos deixar de buscar as respostas por conta disso.

Julia, Lorena Chirol e Gabriel.